Dentre as diversas temáticas que Sebastião Salgado aborda em suas fotografias, como a natureza, vemos também uma busca por registrar a questão humana, seja sobre suas mazelas ou singularidades. Nas duas fotos escolhidas, o autor fotografa pessoas de algumas regiões do continente africano, porém usando técnicas diferentes. Na primeira foto, Sebastião usa a técnica da contraluz, em que o “objeto” retratado - no caso, um agrupamento de crianças - ganha destaque, não pela nitidez, mas sim pela forma de suas silhuetas. Usando essa técnica, o fotógrafo também consegue capturar traços como a entrada dos raios de luz pela janela, que fica mais evidente pela fumaça formada pela poeira, e o grande contraste entre sombras profundas e luzes fortes. Além disso, algo que é muito comum nas fotografias de Salgado é que tudo está em foco, que junto com a captura do instante decisivo, ajuda a compor essa imagem. Na segunda foto, podemos analisar como o indivíduo junto do animal ganha destaque na centralização da foto em primeiro plano, porém a composição com os dois indivíduos à esquerda em um segundo plano e a criança em um terceiro, ajudam a criar uma forma triangular na imagem. Ainda assim, a técnica de Sebastião permite que toda a informação seja inserida na fotografia, fazendo com que o cenário, o contexto e as pessoas sejam todos percebidos.
O fotógrafo trabalha com imagens onde o foco principal está nas diferenças de iluminação e sombra. Suas fotos são inspiradas no modernismo e na tecnologia. Nas duas imagens a iluminação está posicionada em um ângulo parecido, com o foco luminoso na parte traseira do objeto fotografado, que ganha destaque pelo enquadramento utilizado. Os dois possuem vidro na composição, apresentando em diferentes pontos uma penumbra pela passagem de luz por esse meio. As formas, como as curvas em espiral do primeiro objeto e o corrimão da escada curvado, assim como a profundidade e planos presentes, como os andares da construção da segunda foto, são evidenciados pela fotografia de László. É possível reconhecer os reflexos dos raios luminosos nos vidros. As fotos não possuem cores demarcadas, sendo elas em sépia e preto e branco.
Comparação entre os dois fotógrafos
Por fim, podemos destacar que a técnica da contra-luz usada por László em suas duas imagens, mesmo que em intensidades diferentes, também foi usada por Sebastião na imagem das crianças. Contudo, eles se diferem em vários aspectos, como:
• O destaque dado por László é apenas no objeto fotografado enquanto Sebastião compõe a imagem com vários elementos;
• Uma das imagens de Sebastião possui os feixes de luz bem marcados e nas de László são mais dispersos;
• A diferença dos planos na imagem com o animal, de Sebastião, é bem definida, dando a sensação de continuidade na imagem, mas as imagens de László apresentam poucas camadas de planos.
Ainda que usando algumas técnicas parecidas, cada fotógrafo deixa marcado o seu olhar e seu estilo na imagem.
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